quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O início de uma aventura Verde

Um novo ano começou - e (finalmente!) é o último no secundário - e demos de cara com um novo desafio: a disciplina de Área de Projecto. Não é que seja uma novidade total, mas desta vez conta para a média, o que torna tudo mais "sério".

Juntar o grupo foi o mais fácil. O Ricardo (o mais velho do grupo e único rapaz- logo, com menos juízo), a Andreia (a segunda mais velha viciada em piratas) e a Maura (a mulher que canta pimba quando acorda) tinham já formado um grupo. Depois veio a mais nova do grupo - hum, o emplastro - a Priscila. De grupo formado, fomos para o próximo desafio: escolher o tema.

A nossa mente imaginativa pensou logo nos piores cenários: homicídios (preferido da Andreia- para além dos piratas, claro), crimes (o Ricardo gostou principalmente deste, apesar de passar o tempo a pesquisar sobre carros), serial killers (tema este que colegas nossos também acharam interessante)... enfim, tudo relacionado com temas difíceis e algo obscuros. No final da primeira aula já tínhamos escolhido: distúrbios psíquicos.

Pareceu o tema ideal. Tinha mortes, fenómenos esquisitos, era polémico e levaria a muita discussão. A professora de Área de Projecto gostou especialmente do tema; tinha tudo a ver com a área dela (Filosofia e Psicologia) e, aparentemente, tinha muito para desenvolver.

Para nós estava óptimo. Claro que quando realmente pensamos no trabalho que ia dar... bem, mudamos de ideia. Na segunda aula de Área Projecto, em que ainda podíamos modificar o tema, decidimos mudar.

Foi assim que chegamos ao nosso novo tema inspirador: mudanças climáticas, the Green Challenge. Tínhamos muito por onde nos esticar neste tema, e as ideia fluíram muito mais facilmente: debates, palestras, campanhas, cooperação inter-escola e do concelho... bem, mais do que provavelmente vamos conseguir realizar completamente. xD

E foi através de todas estas ideias que nos surgiu este blog; o blog do Desafio Verde, tema algo usado mais ainda prefeitamente válido.

Mas até aqui foi a parte mais fácil; a parte difícil vem ao nosso encontro nos próximos meses. Por enquanto, aqui está a nossa primeira entrada, a explicação das nossas motivações.

Porque, verdade seja dita, a juventude de hoje são os adultos de amanhã. E, se não quisermos começar a marcar a diferença, quem o fará?

Priscila
Maura
Andreia
Ricardo

Sem comentários: